sábado, 17 de maio de 2014

Dicas caminho da Fé

Olá pessoal,
Já com o corpo descansado, podemos falar um pouquinho mais sobre o nosso desafio.
Gostaríamos de deixar aqui algumas dicas e como foi nossa programação.
Muitas pessoas que estão se programando para fazer o caminho, nos procuraram para pedir dicas, sendo assim vamos compartilhar nosso planejamento.

No site oficial do caminho da fé - www.caminhodafe.com.br conseguimos iniciar nossos planos, buscando pelo mapa com as cidades que passaríamos, pousadas credenciadas para peregrinos e outras dúvidas iniciais.

Também buscamos por um livro indicado na internet chamado: Guia Caminho da Fé e pode ser comprado pelo site www.olinto.com.br/caminho-da-fe.htm

Como este livro foi escrito por um peregrino nele conseguimos ver detalhadamente as distâncias, o trajeto explicado e o nível de dificuldade/ altura dos morros que enfrentaríamos em cada percurso.

Ao nos planejar foi fundamental entender e aceitar qual seria nosso limite fisico, nos atentamos a planejar uma distância que já pedalávamos e não algo superior, e esta decisão foi fundamental, pois o grau de dificuldade é muito maior do que imaginamos, sendo assim se tivéssemos sido ousadas na distância poderíamos ter tido problemas.

No início do caminho é necessário  retirar uma credencial e esta será carimbada em todas as cidades/vilarejos que se percorre, como iniciamos em Andradas, fizemos a retirada no Hotel Palace.

Conforme a imagem, nosso planejamento foi para realizarmos em 6 dias o percurso, como ja citado, o ponto de partida foi em Andradas.


Ah! No último dia não fizemos o caminho pelas pedrinhas, como o tempo estava muito seco, sem chuvas ha muito tempo,  escolhemos descer pela Rodovia mesmo, devido a orientações que nos foram passadas, pelo grande risco de quedas devido as estradas estarem em condições ruins.

Nos hospedamos em Andradas, Inconfidentes, Tocos do Moji, Consolação, bairro do Cantagalo e Campos do Jordão. E, não podemos deixar de agradecer e recomendar todas pousadas que nos receberam com muito carinho.

Andradas - Hotel Palace
Inconfidentes - Pousada São José
Consolação. - Pousada Casarão
Cantagalo - Pousada do Galo
Campos do Jordão - Refugio do Peregrino

Em todos os locais encontramos tudo que precisávamos, desde a comida até um bom banho. Não se preocupem com toalhas de banho, travesseiros e roupas de cama, além de nos fornecerem tudo isso, podemos lavar roupas se for necessário.

Acordávamos todos os dias as 6h da manhã, começávamos a pedalar as 7h e parávamos a tarde, a maioria dos dias por volta de 15h.
Já que passavamos o dia pedalando, a hidratação foi fundamental, usamos e abusamos de água e gatorade, levamos barras de cereais ou alguma fruta e utilizamos o Carb Up (cedo e após o almoço) também, um energético em gel e de fácil absorção para o organismo.

Algums detalhes que vale compartilhar é que, levem remédio para dores muscular, pomadas para contusões ou dores localizadas, pomada para assadura e não deixe de utilizar Vasilina! Ela foi fundamental para aguentarmos firme todos os dias na bike!

Chegando em Aparecida, procure o local para pegar seu Certificado com a apresentação de sua credencial carimbada.


Passamos aqui alguns detalhes básico, mas nos pergunte sua dúvida! Certamente responderemos para você.

Temos algumas fotos em nossa galeria para apreciar as paisagens... Confiram!
Bom Caminho da Fé para você peregrino!

Fiquem com Deus

6 comentários:

  1. Sou de Mogi Guaçu também e fiz o Caminho pela 2ª vez em Janeiro/2014.
    Só quem fez, passou sabe o seu significado... Caminho da Fé.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo recado, realmente é incrível e mágico.
      Pretendemos fazer de novo, com certeza!!!

      Excluir
    2. É companheiro de vocês que sofreu lesão no caminho?

      Excluir
  2. Boa noite! Meu nome é Marcos, tenho 33 anos e estou voltando a pedalar depois de 13 anos e na época não conhecíamos caminhos ou trilhas tão mágicos como o da fé. Lendo seu texto surgiram algumas dúvidas. Vocês pedalaram das 07 as 15, sem parar para descanso ou refeições? Qual a distância por dia de pedal e qual a distância por terra de Andradas á Aparecida?

    ResponderExcluir
  3. Olá Marcos!!!
    Fizemos o caminho de forma bem tranquila, sem correrias, queríamos também aproveitar a paisagem e como tínhamos o carro de apoio fazíamos sim alguns minutos de descanso, dependendo de nosso cansaço, mas sempre paradas rápidas, mais ou menos 10 minutos.
    Alguns dias paramos para almoço, também comemos pastel na feira, lembrando que não se deve exagerar na refeição, porque depois para continuar o pedal acaba pesando e pode fazer mal.
    Fizemos uma média de 40 km dia, somente o ultimo que foi 75 km, porem 25 Km é pura descida e o restante é reto.
    Quando falamos em média 40 km pode parecer pouco, mas o grau de dificuldade não, existem muitos morros longos e inclinados.
    De Andradas a Aparecida dá uns 280 km, praticamente todo percurso por terra, o ultimo que é todo asfalto pela escolha que fizemos de não fazer pelo caminho que chamam de "caminho das pedrinhas".
    Espero que tenha ajudado.

    ResponderExcluir
  4. Ajudou e muito! Agora precisamos, eu e meus amigos, criarmos essa coragem e preparo para pedalar no Caminho da Fé! Sairemos de Sertãozinho, daqui no mínimo 1 aninho! Grande abraço! Obg pelas inf. Sucesso!

    ResponderExcluir